O movimento Ocupa/Occupy é constantemente criticado por não ter propostas ou ações concretas para alcançar uma Democracia Real, o que também envolve uma mudança no sistema econômico.
Quem faz essas críticas esqueceu-se do 5 de Novembro.
No dia 5 do mês passado foi lançada a Op. Cashback (Anonymous) ou Bank Transfer Day (Occupy) ou Transition Day (Take the Square). É uma iniciativa de estimular as pessoas a transferirem o seu dinheiro dos bancos para cooperativas de crédito.
Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. [Wikipédia]
Mais de 650.000 americanos abriram contas em cooperativas de crédito nos Estados Unidos, desde o final de Setembro. De acordo com a ABC News e a RT, até o dia 5.11, o rombo nos bancos foi de $4.5 bilhões.
Goldman Sachs, uma instituição financeira de trilhões de dólares, não ficou muito feliz e cortou uma ajuda de U$ 5.000 a uma pequena cooperativa de cŕedito de Nova York, dizendo: “Vocês nunca mais vão receber um centavo de qualquer banco”.
A ideia não é parar em Novembro, mas no dia 5 de cada mês reforçar o chamado para que os correntistas de bancos se tornem cooperativistas de crédito.
E você? Já fez a transferência e tomou o seu dinheiro de volta? Não? Eu também não. Ainda não houve muita iniciativa para realizar o “dia de transferência” no Brasil. Mas não é tarde para lembrar que os bancos precisam do nosso dinheiro, mas nós não precisamos dos bancos.
Links:
Billions of dollars moved in bank transfer demonstrations