SOPA vai falhar.
Não importa quantas barreiras que se intermponham, os dados sempre encontram um caminho para se transmitir. Os 1% sempre tentaram impedir o acesso à informação e à cultura. Tabus religiosos, queima de livros, censura, perseguição. Atrasaram o lento passo da humanidade rumo a uma sociedade livre, mas falharam em nos impedir de caminhar. O que se escondeu foi encontrado, o que se perdeu foi recuperado. Destruíram a biblioteca de Alexandria, e hoje Alexandria cabe em um pendrive.
E agora não vamos mais esperar milênios para ter o que é nosso, o que é de todos e todas. Estamos em guerra: não disparamos armas, não tiramos vidas – nós compartilhamos, transmitimos, e é multiplicando o que eles querem subtrair que vamos vencer.
As leis antipirataria são um ato de desespero. O limite ao compartilhamento de dados é ilógico e absurdo – um absurdo que se chama capitalismo. Vivemos em um sistema no qual a medida do valor de um bem se dá pela sua escassez, mas que atingiu um estágio no qual seu bem mais valioso e vital – a informação – pode ser distribuído infinitamente. E com a energia solar e a reciclagem da produção, temos nas mãos as ferramentas para uma sociedade de abundância. O capitalismo é obsoleto. Está na hora de um upgrade.
A atualização que falta para esse upgrade é a organização social horizontal. Os acampamentos, assembleias, ocupações, ecovilas, coletivos e marchas são fases beta da sociedade de abundância. São comunidades P2P em que se compartilha e se distribui o poder político, multiplicando-se o potencial humano. Infinitamente.
Essa é a cara da democracia, e não há SOPA ou PIPA que vá nos impedir de mostrar.
Ainda assim, há quem pense que a sociedade do compartilhamento de informações de maneira livre é utópica e falsa! Os quais não se encontram entre os 1% supramencionados, porém, talvez por mera distração, compactuam com os mesmos. É necessário insistir, persistir e não desistir, sempre de maneira pacífica e ordeira, para que num futuro não muito distante, o despertar seja geral…