Página em construção - conteúdo provisório, sujeito a alteração.

Notas explicativas e símbolos

Canto V

5.1 A perfeita visão: À medida em que Dante sobe, sua mente é capaz de compreender melhor o que sente e vê. Inicialmente só é capaz de ver através dos sentidos, mas isto faz com que se ofusque com a luz emitida pelas almas. Aos poucos passa a ter a capacidade de usar a sua mente para apreender o que lhe é apresentado. O objetivo final é a capacidade de compreender tudo através do amor.

5.2 Criaturas inteligentes: são os homens e os anjos que têm livre arbítrio

5.3 As chaves de prata e de ouro. Estes símbolos já foram mencionados no Purgatório, Canto IX e foram usados pelo anjo que guarda a porta de São Pedro para permitir a entrada de Dante no Purgatório. Representam, neste caso, a permissão dada pela igreja para que possa absolver uma pessoa de cumprir determinada promessa feita. A chave de prata representa o discernimento que o sacerdote tem para que possa julgar corretamente a absolvição. A chave de ouro representa a sua autoridade.

5.4 Natureza dos votos: A essência de uma promessa não pode ser permutada. Já a matéria dela pode desde que seja autorizada pela igreja e em troca de uma oferenda de valor maior. Beatriz adverte para que não se faça promessas que não se pode cumprir pois pode ser que não seja possível permutar a matéria de uma promessa de valor muito elevado.

5.5 A promessa de Jefté em sacrificar a primeira criatura viva que sair pelas portas de sua casa quando voltasse para casa vitorioso foi apresentada por Beatriz como um exemplo de uma promessa que não deveria ter sido cumprida. Ao retornar, a primeira criatura que saiu pelas portas de sua casa foi sua filha única, que correu ao encontro do pai com música e dança para demonstrar a felicidade que sentia com seu retorno (Juízes 11:30).

5.6 O grão-duque da Grécia é Agamenon ofereceu a mulher mais bela do seu reino em sacrifício a Diana para conseguir ventos favoráveis na expedição contra Tróia. Resultou que a mulher mais bela era a sua filha Ifigênia.

5.7A direção onde o mundo é mais vivo” é o Zênite onde está o Empíreo, o Sol e o planeta Mercúrio, o próximo destino.

5.8 Mercúrio é o planeta onde Dante encontra milhares de almas luzentes que na Terra assumiram posições de liderança. É difícil ver Mercúrio pois, a não ser que sua órbita seja favorável à observação, é freqüentemente ofuscado pela luz do Sol. Barbara Reynolds observa que “alegoricamente [esta característica] pode ser considerada apropriada às almas que congregam neste planeta, pois diante da glória de Deus a sua própria glória é invisível. [Reynolds]”