A partir de 1991, o capitalismo se espalhou como fogo de palha por todo o planeta e instaurou uma só instância reguladora: a mão invisível do mercado. Isso também produziu uma ideologia que totalmente alienou a consciência política dos homens. Há, hoje, uma ideologia que dá legitimidade a uma só instância de regulação: o neoliberalismo. Esse sistema sustenta que não são os homens, mas os mercados que fazem a história e que as forças do mercado obedecem às leis da natureza.
... »
E no mesmo relatório sobre a insegurança alimentar no mundo da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) diz: no atual estado de seu desenvolvimento, a agricultura mundial poderia alimentar normalmente 12 bilhões de seres humanos. Ou seja, quase o dobro da humanidade – somos 7,7 bilhões de pessoas hoje. Não há fatalidade. A fome é feita pelas mãos do homem e pode ser eliminada pelos homens. Uma criança que morre de fome é assassinada.
... »
Portanto, esse sistema mata.
... »
Desde a queda do Muro de Berlim em 1989, a liberalização do mercado e a perda do poder normativo dos estados avançou mais que nunca e, ao mesmo tempo, a desigualdade social aumentou. Mas Brandt também nos dizia: quando vocês falarem publicamente, é necessário dar esperança. O discurso deve ser analiticamente exato. Mas ele precisa ser concluído com uma afirmação de esperança. Caso contrário, é melhor ficar em casa.
Mas onde está essa esperança?
É a sociedade civil planetária. É a misteriosa fraternidade da noite, a miríade de movimentos sociais – Greenpeace, Anistia Internacional, movimento antirracista, de luta pela terra – que lutam contra a ordem canibal do mundo, cada qual em seu domínio. São entidades que não obedecem a um comitê central ou a uma linha de partido, e que funcionam por um só princípio: o imperativo categórico.
Emmanuel Kant dizia: “a desumanidade infligida a um outro humano destrói a humanidade em mim”. Eu sou o outro e outro sou eu. Essa consciência, em termos políticos, cria uma prática de solidariedade entre os indivíduos e reciprocidade entre povos. Mas essa sociedade é invisível. Não tem uma sede. Ela é visível cinco dias por ano, no Fórum Social Mundial, organizado pelos brasileiros em Porto Alegre.
O escritor francês George Bernanos escreveu: “Deus não tem outra mão que seja a nossa”. Ou somos nós que mudaremos essa ordem canibal do mundo, ou ninguém o fará.
https://jornalggn.com.br/geopolitica/...ltinacionais-alimentam-a-ultradireita
Voting 0
-
http://www.theatlantic.com/infocus/2011/07/famine-in-east-africa/100115
Voting 0
Sobre os ajustes estruturais passados e a destruição da agricultura familiar o FMI não fala, né?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u393466.shtml
Voting 0
-
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u391745.shtml
Voting 0
Acesso restrito, infelizmente :/
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1304200802.htm
Voting 0
Acesso restrito, infelizmente :/
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1104200802.htm
Voting 0
-
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u390661.shtml
Voting 0
Acesso restrito, infelizmente :/
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2008/04/05/ult580u3007.jhtm
Voting 0