Esse abandono de procedimentos “modernos” feito pela Canção de Protesto será duramente atacado por muitos intelectuais da época, que enxergavam nisso um verdadeiro retrocesso. A crítica mais bem acabada, nesse sentido, é o livro Balanço da Bossa e outras Bossas, de Augusto de Campos.
Para voltar ao texto feche essa janela
Na época do espetáculo, Chico Buarque fazia sambas românticos, mas logo iniciou uma “fase” polítizada. O primeiro trabalho profissional de Chico Buarque foi Morte e Vida Severina (1965), diretamente inspirada na música de Deus e o Diabo na Terra do Sol . Porém ele alicersou sua carreira compondo sambas românticos, na linha de Noel Rosa, com muito mistura de Bossa-Nova. Porém em 1969, um ano após o espetáculo aqui comentado, Chico Buarque dá uma “guinada” na carreira, montando o espetáculo Roda Viva.
Para voltar ao texto feche essa janela
fonte Referencial não só do Tropicalismo, a poesia concreta, nascida em SP nos anos 50, foi a espinha dorsal de todas as manifestações de vanguarda das décadas seguintes.
Para voltar ao texto feche essa janela
Esse “novo-regionalismo” vai ser um dos genêros mais cultuados pela geração de independentes dos anos 80, com um sem-números de artistas, como Xanguai, João Bá, Saulo Laranjeira, Déo Lopes, Théo Azevedo, grupo Paranga, entre outros. Chamo de “novo”, porque durante os anos 40 e 50 houve um surto nacionalista que fez brotar a primeira geração de músicos que diziam “representar” a sua região de origem, como Luíz Gonzaga e Inezita Barroso. Durante todos os anos 70 apareceram movimentos regionalistas e não só grupos de músicos. Podemos citar o movimento Armorial de Pernambuco e o Movimento Nativista do Rio Grande do Sul. Porém , esse é um assunto bastante complexo. Aqui restringi-me ao trabalho de Sérgio Ricardo e o que ele diretamente está ligado.
Para voltar ao texto feche essa janela
A bem da verdade, o Disco de Bolso é a segunda realização independente. A primeira é de 1929, por iniciativa de Cornélio Pires (artista que popularizou a música caipira nos anos 30).
Para voltar ao texto feche essa janela
nx
Para voltar ao texto feche essa janela
FreekXou precisa e agradece qualquer sugestão, comentário e informações p/ suas páginas.
Não deixe de nos comunicar qualquer erro de nossa parte, sua sugestão e seu desejo.
Entre em contato: FreekXou e-mail
© 1998
Na rede em 1/99
página principal do Sérgio Ricardo no Freek Xou
Hosted by GeoCities.